Noticias

Historia da Bic

imagem preto e branco de Marcel Bich e Edouard Buffard e planta de Clichy

1944

MARCEL BICH E EDOUARD BUFFARD

Em 1944, Marcel Bich (1914-1994) compra uma fábrica em Clichy, na França, e se estabelece com seu sócio, Édouard Buffard (1908-1996), para fabricar componentes de instrumentos de escrita.

Caneta BIC® Cristal

1950

NASCE A BIC® CRISTAL®

Marcel Bich, acreditando no potencial da caneta esferográfica, adapta e aperfeiçoa a esferográfica inventada pelo húngaro László Biró e, em Dezembro de 1950, lança sua própria caneta esferográfica na França sob a marca BIC®, uma versão mais curta e memorável do seu próprio nome. A qualidade e o preço acessível da caneta esferográfica BIC® Cristal® faz com que ela seja rapidamente adotada por um número crescente de consumidores.

propaganda velha para a caneta esferográfica BIC

1951

BIC NA BÉLGICA

BIC estabelece uma presença na Bélgica, o primeiro passo para fora da França.

propaganda francesa velha BIC "elle court elle court"

1952

CAMPANHA DE PUBLICIDADE VENCEDORA

BIC ganha o “Oscar da publicidade” francês com a campanha publicitária “Ela corre, ela corre” criada pelo famoso designer francês Raymond Savignac.

Preto e branco de uma caravana velha da propaganda BIC

1952

O TOUR DA FRANÇA

BIC participa pela primeira vez na caravana de publicidade do Tour da França. A participação continua em 1953, 1954, 1955, até a data de hoje!

Documento antigo a criação da  Société BIC

1953

CRIAÇÃO DA SOCIÉTÉ BIC

Marcel Bich e Édouard Buffard criam a Société BIC para fabricar e distribuir as canetas esferográficas BIC®.

imagem preto e branco de uma fábrica

1954

A EXPANSÃO NA ITÁLIA

BIC estabelece presença na Itália, depois na Holanda, Áustria, Suíça e Espanha.

primeira caneta publicidade BIC® M10®

1956

LANÇAMENTO DA BIC® M10®

O lançamento da caneta esferográfica retrátil BIC® M10® marca a expansão das esferográficas BIC.

imagem preto e branco de uma fábrica

1956

PRIMEIROS PASSOS NO BRASIL

BIC chega ao Brasil em 1956. Em 1960 constrói-se uma fábrica em São Paulo, iniciando a expansão da BIC na América do Sul.

Desenvolvimento no Reino Unido e a zona Esterlina

1957

DESENVOLVIMENTO NO REINO UNIDO, ÁFRICA E OCEANIA

BIC adquire a Biro Swan no Reino Unido, acessando assim a Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Africa do Sul.

imagem de uma fábrica em Milford

1958

BIC INICIA SUA CONQUISTA DO MERCADO NORTE-AMERICANO

A Companhia adquire a Waterman Pen Company nos EUA e entra no mercado norte-americano.

bandeira Scandinavian

1959

BIC NA ESCANDINÁVIA

BIC entra no mercado escandinavo.

imagem preto e branco de um caminhão sendo carregado com caixas ou Joanesburgo para Dakar

1960

BIC NA ÁFRICA E NO ORIENTE MÉDIO

A BIC desenvolve progressivamente as regiões  Africa e Oriente Médio vendendo seus produtos através de distribuidores locais.

Primeiro desenho cor do logotipo BIC

1961

É CRIADO O LOGOTIPO BIC® BOY

Raymond Savignac cria um personagem com uma cabeça de esfera para a campanha “Nouvelle Bille” (nova bolinha) em 1960. O garoto é colocado ao lado das letras B-I-C , e ambos ganham a cor laranja. O logotipo nuca mais mudou e, desde então, o laranja tournou-se a cor oficial da BIC.

bandeira japonesa

1965

BIC NO JAPÃO

BIC entra no mercado japonês.

Foto de uma equipe de ciclismo T-shirts com laranja e BIC suas bicicletas com o mar no fundo

1967

EQUIPE DE CICLISMO PROFISSIONAL DA BIC

Entre 1967 e 1974, a BIC participou de uma importante corrida ciclística com sua própria equipe de ciclistas de estrada profissionais, entre eles o vencedor da edição de 1973,Luis Ocaña.

Anúncio preto e branco velho para BIC Graphic - impresso caneta esferográfica

1969

CRIAÇÃO DA BIC GRAPHIC

BIC tem a ideia de oferecer a outras marcas uma seleção de seus produtos para uso em campanhas de publicidade.

preto e branco do primeiro anúncio para o BIC 4-Color ™ em um ônibus Paris

1970

LANÇAMENTO DA BIC® 4-COLOR™

É lançada a esferográfica BIC® 4 Cores.

Carta Marcel Bich aos acionistas anunciando a listagem de BIC ao Paris Bourse

1972

LISTAGEM NA BOLSA

BIC é cotada na Bolsa de Valores de Paris. Marcel Bich escreve uma carta aos acionistas da Société BIC, na qual explica sua filosofia de negócios.

Read full letter

Listen to the archive in French

francês da propaganda para o bolso mais leve BIC mostrando uma mão acendendo um pequeno isqueiro azul

1973

BIC DIVERSIFICA SUA LINHA DE PRODUTOS COM O ISQUEIRO PORTÁTIL

Após adquirir Flaminaire, fabricante francês de isqueiros de alta qualidade no ano anterior, BIC lança o primeiro isqueiro BIC® portátil com chama ajustável. Sua qualidade e segurança fazem dele um sucesso imediato.

imagem de uma fábrica BIC

1973

BIC NO MÉXICO

BIC começa a fabricar e distribuir seus produtos no mercado mexicano.

velho BIC razor branco

1975

LANÇAMENTO DO BARBEADOR COMPACTO

Após estabelecer parceria com Violex, um fabricante grego de lâminas de barbear, BIC é a primeira marca a lançar um barbeador em peça única.

logotipo Conte desde 1795

1979

BIC ACRECENTA CONTÉ® A SUA CARTEIRA

BIC adquire a Conté®, famosa marca francesa de 200 anos de idade de produtos para desenhar e colorir.

Publicidade BIC Marinha mostrando quatro windsurf de surf na água

1981

O GRUPO SE DIVERSIFICA E ENTRA NO RAMO DE LAZER

BIC adquire Tabur Marine e pouco depois começa a fabricar e vender produtos para esportes aquáticos sob a marca BIC Sport.

logotipo Wite-Out®

1992

AQUISIÇÃO DE WITE-OUT®

Ampliando sua carteira de produtos de papelaria, BIC adquire Wite-Out®, uma famosa marca americana de produtos para correção.

propaganda impressa Conte Evolução 1993

1993

LANÇAMENTO DA BIC® EVOLUTION®

BIC lança a BIC® Evolution®, um lápis de grafite e de cor feito com materiais reciclados.

Publicidade lâminas de barbear BIC na Rússia

1995

BIC NA EUROPA DO LESTE

BIC abre a BIC Polska, seguida pela  BIC Rússia em 1996 e por ulterior expansão na Europa do Leste.

logotipo Tipp-Ex®

1997

BIC ACRESCENTA A TIPP-EX® A SUA CARTEIRA DE COMPANHIAS.

BIC compra a marca Tipp-Ex®, a marca líder de produtos de correção na Europa.

Logotipo de MoMA e um BIC® Cristal® caneta

2001

BIC® CRISTAL® ENTRA NO MOMA

A caneta BIC® Cristal® passa a fazer parte da coleção permanente do Departamento de Arquitetura e Design do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).

BIC multiuso vermelho mais claro

2002

LANÇAMENTO DOS ACENDEDORES MULTIUSO

BIC lança uma  gama de acendedores multiuso para acender fogueiras, churrasqueiras e velas.

BIC Boy em um campo de flor da montanha

2002

COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

BIC lança seu programa de desenvolvimento sustentável.

Stypen logotipo

2004

BIC ADQUIRE STYPEN®, O LÍDER DO SEGMENTO DE MERCADO

A BIC entra em um novo segmento de papelaria, a caneta-tinteiro escolar recarregável, com a aquisição da Stypen® na França.

anúncio Inglês para o BIC® Soleil®

2004

LANÇAMENTO DO DEPILADOR BIC® SOLEIL®

BIC lança o BIC® Soleil®, o primeiro aparelho de depilar de três lâminas compacto criado especificamente para a mulher.

logotipo Pimaco

2006

BIC ADQUIRE PIMACO® NO BRASIL

A compra da Pimaco®, principal fabricante e distribuidor de etiquetas adesivas do Brasil, amplia a linha de produtos de papelaria da BIC na América Latina.

Centro Pompidou logotipo com um isqueiro de BIC, caneta e navalha

2006

A CANETA ESFEROGRÁFICA CLÁSSICA, O ISQUEIRO E O BARBEADOR DA BIC® ENTRAM NO MUSEU NACIONAL DE ARTE MODERNA EM PARIS

A caneta BIC® Cristal®, o isqueiro de bolso BIC® e as lâminas Clássica & Sensitive BIC®  passam a fazer parte da coleção permanente do Museu Nacional de Arte Moderna / Centro de Criação industrial – Centre Georges Pompidou em Paris.

caminhão deixando uma fábrica no México

2009

ABERTURA DE UMA INSTALAÇÃO DE EMBALAGEM NO MÉXICO

Em Novembro, a Companhia inaugura uma nova unidade de embalagem no México.

logotipo Cello

2009

BIC SE ESTABELECE NA ÍNDIA COM CELLO PENS

O Grupo BIC assina um acordo para adquirir uma participação na Cello Pens, a marca número um de instrumentos de escrita na Índia. O Grupo BIC adquire a totalidade da Cello Pens em 2015.

publicidade BIC em caravanas amarelo durante o Tour de France

2011

DE VOLTA AO TOUR DE FRANCE

Após uma ausência de 15 anos, a BIC está de volta à caravana de publicidade do Tour de France. A aventura continua a cada ano.

2 crianças em frente de um cartaz incentivando canetas reciclagem BIC®

2011

PARCERIA COM A TERRACYCLE

A BIC estabelece parceria com a TerraCycle na Europa, pioneira na coleta e reutilização de resíduos não recicláveis.

corredor BIC no consultório Dubai

2012

CRIAÇÃO DA SUBSIDIÁRIA BIC MIDDLE EAST

Uma nova subsidiária da BIC é estabelecida em Dubaï, para gerenciar operações no Oriente Médio, permitindo a comunicação direta com clientes e consumidores locais .

Imagem de uma fábrica BIC na Tunísia

2013

ABERTURA DE UMA FÁBRICA DE INSTRUMENTOS DE ESCRITA NA TUNÍSIA

Abre em Bizerta a fábrica de produtos de papelaria da BIC Tunísia, na região de rápido crescimento da África e do Oriente Médio, para aumentar o ritmoa de produção do Grupo e atender melhor a demanda dos consumidores nessa região.

Imagem de uma fábrica BIC na China

2013

ABERTURA DE UMA FÁBRICA DE ISQUEIROS NA CHINA

O Grupo BIC abre uma fábrica de isqueiros na China (Nantong). Com esta nova instalação, o Grupo está melhor posicionado para suprir o crescente mercado asiático de isqueiros, especialmente a China.

publicidade Inglês para Fight for your write com 3 crianças

2014

LANÇAMENTO DA CAMPANHA “FIGHT FOR YOUR WRITE” – LUTE POR SUA ESCRITA – PARA VALORIZAR A ESCRITA À MÃO

BIC lança a campanha “Fight For Your Write” – lute por sua escrita –  na América do Norte para conscientizar pais e educadores sobre a importância da escrita à mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *